Updates

Mobile

14% das compras online no Brasil já são feitas por dispositivos mobile

O comportamento do consumidor brasileiro via mobile avança, uma O brasileiro prefere o smartphone a tablets na hora de comprar online

A pesquisa trimestral “State of Mobile Commerce” detalha que no Brasil 10% das compras ocorreram via smartphone e 4% em tablets. O resultado é baseado em dados de 1,4 bilhões de transações virtuais que, segundo a provedora de soluções de marketing digital, movimentaram US$ 160 bilhões de vendas em todo o mundo. O relatório ainda indica que a cota de transações via mobile no Brasil deve chegar a 22% até o final do ano, na média mundial esse número deve corresponder a 40%.

Em relação as categorias, “Moda e Luxo” e “Viagens” são as campeãs em vendas, com uma em cada três transações feitas por smartphones ou tablets. Aparelhos rodando Android lideram as transações. No Brasil, o sistema operacional da Google representou 7% de transações de e-commerce no trimestre, contra 3% do iPhone.

Os smartphones com telas maiores tem ajudado a vender

Um fator que ajudou a impulsionar as vendas online em smartphones foi a introdução de telas maiores nos aparelhos, o que torna a experiência do consumidor mais conveniente e cômoda. Outro fator importante é a crescente otimização dos sites móveis. O conteúdo do site no desktop está sendo cada vez mais adaptado para os dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa, 31% das transações de e-commerce móvel são feitas em sites otimizados. Sites não adaptados correspondem a 23% das transações online via aparelhos móveis.

E agora, faço uma Loja Virtual com versão mobile ou responsiva?

Levando em consideração que a internet móvel já está afetando o e-commerce de maneira irreversível a resposta é: Tenha ao menos uma das duas. Qualquer uma das opções são viáveis e representarão você muito bem no mundo mobile. Na hora da decisão você pode considerar os seguintes aspectos para te ajudar:

Versão mobile: O design da versão mobile e toda a sua programação é feito pensando apenas no mobile, sendo uma segunda aplicação, ou seja, uma para navegadores comuns e outra para navegadores mobile. Ao acessar a loja, identifica-se o dispositivo e redireciona a programação específica. Ou seja, você pode pensar em um formato de loja especificamente para quem acessar por smartphones e tablets.

Responsivo: Seja do computador, smartphone, tablet ou notebook, o design é o mesmo. O que altera é como o design é apresentado. O layout inteiro é ajustado automaticamente de acordo com a resolução do dispositivo.

Updates